Ibama e Exército implodem viveiro de camarão irregular em Tibau do Sul

quinta-feira, novembro 10, 2011 pHablo Galvão 7 Comments

Deu no Jornal Dia a Dia:

O Ibama concluiu no início da tarde de desta quinta-feira (10/11) a implosão de um viveiro de camarões irregular no município de Tibau do Sul, a cerca de 70 km de Natal. A operação, executada com o apoio do Exército Brasileiro, obedeceu a uma determinação da Justiça Federal. 
Desde 2000, o proprietário do criadouro vinha desafiando os órgãos ambientais e a própria Justiça, pois além de desmatar áreas de manguezal, não providenciou o licenciamento ambiental nem respeitou os embargos impostos pelo Ibama. A solução encontrada foi abrir, com duas explosões, passagens nos taludes do tanque para permitir a entrada das águas do estuário da Lagoa de Guaraíras e propiciar, assim, a regeneração do manguezal suprimido há 11 anos.
A primeira explosão foi provocada com uma carga de 45 kg do explosivo TNT (trinitrotolueno), que colocou abaixo uma comporta de concreto para o controle do nível de água do tanque. A segunda, que contou com uma carga menor, de cerca de 20 kg do explosivo, abriu uma passagem no talude. Minutos após a segunda explosão, ocorrida por volta das 12h30, as águas do estuário começaram fluir naturalmente para dentro do tanque, dando início ao processo que vai permitir a regeneração do manguezal no local. 
Apesar da força das explosões, que produziram uma coluna de fumaça com dezenas de metros de altura, não houve registro de aves ou mamíferos feridos. As árvores dos mangues ao redor não foram derrubadas - perderam apenas folhas.
O resultado agradou aos analistas ambientais e também ao superintendente do Ibama no RN, Alvamar Costa de Queiroz. "A localização desse viveiro não permitia a entrada de máquinas e a abertura com ferramentas manuais acabaria facilitando a reincidência desse infrator, que já desrespeitou quatro autuações", diz Queiroz. "Com as explosões, além de ser mais rápido, a reconstrução do tanque fica muito mais difícil", finaliza.
O Ibama contou com o apoio do 7º Batalhão de Engenharia de Combate de Natal, responsável pela execução de todo o trabalho com explosivos, bem como pela segurança da operação.

Sobre a área da operação

O viveiro de camarões implodido hoje fica localizado no Município de Tibau do Sul, às margens da Lagoa de Guaraíras. A lagoa integra um complexo estuarino-lagunar de 52 km²., com grande relevância ambiental. Mas nos últimos anos, em virtude da pressão provocada pelos empreendimentos de carcinicultura, pela especulação imobiliária e também pelo turismo, os manguezais vem sendo reduzidos. Dos anos de 1990 até 2010, os manguezais da região perderam uma área equivalente a 200 campos de futebol. O viveiro irregular ocupava uma área de cerca de um hectare (um campo). A expectativa é que dentro de três ou quatro anos as árvores de mangue já tenham ocupado novamente todo o interior do tanque.

7 comentários:

  1. Só presta assim, querem se dar bem e ainda destruir a natureza.

    ResponderExcluir
  2. m pleno seculo XXI,onde a queda de tiranos que tinham mais de 40 anos no poder cairam, imagine senhores, o prefeito de Tibau do Sul/RN só com um madato de 4 anos.Oportinista de carteirinha, que aproveitando de um sentimento de mudança foi eleito para administrar para o povo.No seu primeiro pronuciamento descorreu que iria administrar para aqueles que votaram nele e os que não votaram, que mentira. Nesta semana o prefeito em um dos seus muitos atos de loucura demitiu a técnica em enfermagem, que por sinal competente, dito isso pelo povo, pelo simples fato de não conhecer sua esposa dona Fatima atual secretaria de Ação Social. Deveria o senhor prefeito rever seus conceitos, deveria sim ser demetida sua esposa que tem grau de estrução 4 ano primario, deveria sim demitir seu filho atual Secretario de Financias que não sabe o que é lei de responsabilidade fiscal,que tinha como função no Extra separa geladeira de fogão e não demitir esta funcionaria, que para exercer sua função tem sua autorização reconhecida pelo COREN/RN. Prefeito apesar da funcionaria não vota em Tibau do Sul e não saber quem é a primeira Dama, Adriana (Dri) tem merito em sua formação profissional já sua base de governo não posso dizer o mesmo. Em 10 meses ou melhor dizendo, se o senhor não perder seu mandato antes deste prazo passam rapidos, aproveite este periodo, só desejo ao senhor uma auditoria plena do Ministerio Publico. Fique com Deus, somente ele o perdoara,porque o povo em outubro sabera votar para não ser enganado.

    ResponderExcluir
  3. DEVERIA IMPLODIR O PRÉDIO QUE O PRIMO DO PREFEITO RONALDO FEZ EM PIPA...TOTALMENTE FORA DO PERMITIDO POR LEI...E NÃO DE PESSOAS POBRES...DE FONTES CERTAS O PREFEITO MANDOU FAZER A DENUNCIA ...MAS UMA LOUCURA POIS, DAVI NÃO VOTA NELE...EXISTEM TANTOS IRREGULARES SÓ O DELE FOI ESCOLHIDO...ESSE PREFEITO VAI TER O QUE MERECE FORA NILSINHO , PARABÉNS JUNIOR NOSSO PREFEITO

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, as pessoas deveriam jugar o merito da quetão, nem Valdenicio, Modesto e muito menos o incompetente prefeito Nilsinho decide sobre esta situação, só o ministerio publico que decide,no entanto este viveiro foi construido em local errado e o meio ambiente tem que ser presevado. A decição foi correta. A questão tem de ser tratada da seguinte forma, foi na gestão de Valmir, que este viveiro foi construido, o errado foi ele fechando os olhos para a degradação do meio ambiente,o gestor tem que pensar e tomar decições para o bem do municipio, o coletivo sempre tem que sobreçair sobre o individual.Valmir tem o poder de ludibriar as pessoas, é fato que isto está mudando e graças a Deus que temos uma terçeira opção no municipio, fora Nilsinho e os Costa.

    ResponderExcluir
  5. Tudo o pessoal coloca culpa da administração, o ibama esta fazdendo isso em todo litoral, em nizia floresta tbm implodiram 1, deve ter sido nilsinho junto com seu filho e sua esposa, kkkk COMO EXISTE PESSOAS IGONORANTES, Perdoa, ninguem sabe o que está falando uma pessoa que agride o meio ambiente a 11 anos ainda desafia as leis, não to falando de leis da justiça e sim da natureza, acho que a pessoa que comentou isso realmente nao entende nada de natureza e muito menos precisa dela pra viver, segundo: eu nunca vi dono de viveiro POBRE, so se o dono desse que implodiram era sera? não tem problema ele arranja uma autorização e constroi em outro lugar com lincença ambiental para funcionar, VAMOS PARAR COM O ESPIRITO DE VINGANÇA, acho que nem se quer pararam e leram a materia completa e ja vai logo fazendo comentarios IDIOTAS, o futuro de pessoas que pensam como VOCE: CHEGAR NA PRAIA E NÃO TER CONDIÇÕES DE COMER UM CARAGUEIJO, SABE Po que ? por que existe pouco nessa area, e quando se tem pouco aumenta o preço, e sabe quem perde? Você, o dono do restaurante, os turistas, GENTE EM PLENO SÉCULO XXI, Ainda existem pessoas com esse pensamento POBRE.

    ResponderExcluir
  6. Agora implodir faz um tanto mau a saude das pessoas, esse povo que tem o poder nas mãos, as vezes faz causas muito piores.

    ResponderExcluir