Zé Odécio e as histórias de Tibau do Sul

sexta-feira, abril 04, 2014 pHablo Galvão 0 Comments


A história do município de Tibau do Sul é feita pelas mãos de vários homens e mulheres. São filhos que no passar do tempo deixaram, cada um, a sua importância e a sua parcela de contribuição na formação constante deste município. Zé Odécio Rodrigues, é um desses filhos que ao longo da história política e administrativa de Tibau do Sul deixou o seu legado. 

Zé Odécio é figura carimbada na história de Tibau do Sul. No poder executivo, foi o quinto prefeito municipal. E o marco de sua gestão foi a construção da estrada, RN 003, que liga o município à Goianinha. Zé Odécio exerceu também o cargo de vereador por 4 mandatos na Câmara Municipal, foi presidente e esteve presente na primeira Câmara de Tibau do Sul.

E nesse dia para comemorar as festividades pelos 51º aniversário de emancipação política do município de Tibau do Sul, o ex-prefeito conta detalhes do processo de criação do novo município. Ao Portal da Câmara, o ex-presidente da Câmara falou que ficou sabendo da notícia de que Tibau havia sido alçado a categoria de município quando estava à trabalho em Lagoa Salgada. 

"Vou voltar pra Tibau e vou ser vereador lá", foram essas palavras que Zé Odécio confidenciou ao seu irmão quando soube da criação do novo município potiguar em 1963. Recorda-se também, que o processo de criação do município estivera envolta de uma disputa envolvendo duas das principais lideranças política da época. "Os políticos de Goianinha viam com melhores olhos, Piau. Eles não viam Tibau. Tibau era abandonada. Eles preferiam veranear na Pipa desde a época que houve a enchente", conta. 

De um lado desse disputa estava Hélio Galvão, um dos principais assessores do Governador Aluísio Alves. Do outro, o deputado filho de Goianinha, Paulo Barbalho. O primeiro, queria Tibau como sede do município e o segundo queria elevar Piau. No meio da disputa desaparece, na Assembléia do Estado, o processo da formação do município de Tibau do Sul. "Isso na época foi atribuído há influencia de Paulo Barbalho pelo desejo dele de criar o município de Piau", recorda. 

A partir daí, Hélio Galvão conseguiu juntamente com o presidente da Assembléia, Teodorico Bezerra, fazer um novo projeto que foi apresentado pelo deputado do oeste, Valmir Targino. "A lei foi aprovada e sancionada. Mas mesmo assim permaneceu aquela birra", destaca.

Com a criação do novo município, Ulisses Galvão Tavares acabou sendo nomeado prefeito interino até que fosse realizado a eleição. "A insistência permaneceu e já próximo as eleições, Piau passou a ser município. Piau teve até um prefeito interino. Mas em 1964, Piau foi novamente incorporado ao município de Tibau do Sul. Um erro muito grande. Uma falta de entendimento. Piau foi o único lugar do Rio Grande do Norte que passou à cidade e depois caiu à distrito novamente. Tudo isso por falta de entendimento entre Paulo Barbalho e Hélio Galvão", conta. 

O primeiro prefeito eleito do município de Tibau do Sul foi o senhor Wilson Galvão, tendo como vice-prefeito o senhor João Minervino de Moura. E a primeira Câmara Municipal de Tibau do Sul foi composta pelos senhores: João Benevides de Barros, José Odécio Rodrigues, Paulo Meireles de Barros, José Lopes Galvão, Maria Donzela, Febrônio Soares de Lira, Manoel Paixão de Lima, José Manoel da Costa e Raimundo Nonato.

0 comentários: