Vereador Paulinho lança marca de comemoração aos 50 anos da Câmara Municipal de Tibau do Sul

quarta-feira, abril 02, 2014 pHablo Galvão 0 Comments


O presidente da Câmara Municipal de Tibau do Sul, vereador Paulo Ferreira (PMDB), lançou, na noite desta terça-feira (01/04/2014), a marca oficial em comemoração aos 50 anos de atividade do Poder legislativo do município.

Desde o ano de 1964, um ano após a fundação da cidade, a Câmara de Tibau do Sul vem legislando em favor dos interesses do povo Tibauense do Sul.  "É uma honra está presidindo neste ano a Câmara Municipal do nosso município. Todos nós sabemos da importância que tem o Poder legislativo para a vida política, social, enfim para toda a sociedade", destacou o presidente.   

As Bodas de Ouro da Câmara Municipal será promovida durante o ano inteiro. As ações para marcar o período são coordenadas pelo presidente Paulo Ferreira e pelo assessor de comunicação da Câmara, Phablo Galvão, sob a orientação histórica do vereador Rochael Galvão (PMDB). Uma das propostas é o lançamento de uma revista comemorativa. Dentro da programação, ainda tem a solenidade da honraria dos Títulos de Cidadão Tibauense do Sul.   

O primeiro evento oficial em comemoração aos 50 anos da Câmara Municipal de Tibau do Sul está marcada para a próxima sexta-feira (04/04), onde será realizada uma Sessão Solene no Hotel Eurosol.

História

Vila, distrito e município. Em 3 de abril de 1963, o distrito de Tibau do Sul ganhou autonomia política e tornou-se, por meio da lei nº 2803, município do Rio Grande do Norte, desmembrando-se do município de Goianinha.

Segundo o vereador e historiador, Rochael Galvão (PMDB), a publicação da formação do município foi oficializada no Diário Oficial no dia seguinte a criação. "Esta lei entrou em vigor na data de sua publicação. Então, no dia 4 de abril daquele ano foi oficializada a criação do município de Tibau do Sul," destacou.

O trabalho de organização do recém criado município de Tibau do Sul, ficou nas responsabilidade do senhor Ulisses Galvão Tavares. À ele, coube a responsabilidade de gerir o recurso de 300 mil cruzeiros para a realização da instalação do novo município. "Logo em seguida, começou o período eleitoral para ser escolhido, pela população, o primeiro prefeito eleito da cidade, sendo este empossado no ano seguinte", diz o vereador.

Sobre a questão envolvendo as datas, o vereador e historiado Rochael Galvão explica para evitar confusões. "Para não restar dúvidas. Isso se explica da seguinte maneira, o exercício parlamentar, a primeira Câmara propriamente instalada, funcionando com seus representantes escolhidos através de uma eleição, foi no ano de 1964. O ato de criação do município que foi em 1963", explicou. 

0 comentários: