Goianinha: Dison para deputado na chapa de Robinson. E agora, Júnior Rocha?

terça-feira, julho 01, 2014 pHablo Galvão 1 Comments

A notícia da candidatura do vereador Rudson Lisboa (PSD) para deputado estadual na chapa do governadorável Robinson Faria (PSD), anunciada no último domingo (29/06), na convenção do PSD, pegou o município de Goianinha de surpresa. Inclusive o prefeito Júnior Rocha, aliado do candidato à governador Henrique Alves. 

A pergunta que ecoou no município desde domingo é, como Júnior Rocha pretende resolver essa situação? Ele segue apoiando Henrique e deixa  Dison com Robinson? Vão mesmo dividir os apoios? Vai passar para Robinson?

Quem não deve ter gostado nada disso foi Henrique Alves, que desde o início vem fazendo de um tudo para juntar o maior número de aliados em seu palanque. O acordão em Goianinha ficou comprometido. Dividir os votos em Goianinha não deixa de ser uma pedrinha em seu sapato. Bom para Robinson...

Xiii... 

Bom, as respostas dessas perguntas vão ser respondidas ao longo dos próximos dias. Para entender o drama do prefeito de Goianinha vamos aos fatos. Júnior Rocha, sem saber da surpresa preparada por Robinson Faria, fez questão de marcar presença, com sua comitiva, na convenção do PMDB, que lançou o nome do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), na última sexta-feira (27/06), conforme esperado por todos.

Lá na convenção, confirmou apoio à Ricardo Motta como estadual, Walter Alves (PMDB), como federal, Wilma de Faria (PSB) para o senado e Henrique Alves para o governo do RN. Tudo certo. Sem preocupação. Grupo unido só esperando pra cair em campo.

Um vereador do grupo do prefeito Júnior, que preferiu não ser identificado, contou ao Blog que esteve presente na convenção do PMDB e que o presidente da Câmara de Goianinha, Dison Lisboa, também esteve presente por lá. Mas não demorou. Disse que tinha uma reunião e não poderia ficar. Já era um sinal. Será que alguém percebeu? No entanto, o irmão e vice-prefeito, Berg Lisboa (PSD) permaneceu por lá e gritou o nome de Henrique com a turma. Conforme pode ser observado nas fotos nas redes sociais. 

Até aquela sexta-feira o clima era de tranquilidade. O grupo seguia unido e sem problemas para mais uma eleição. Os funcionários do alto escalão da PMG já trabalhavam na divulgação das fotos onde apareciam todos de verde, a cor padrão do partido de Henrique. Eis que veio o domingo. Eis que veio a surpresa...   

Segundo informações passadas ao blog, a jogada surpresa da candidatura de Dison para deputado estadual teria sido orquestrada entre o deputado federal Fábio Faria e Dison. Não se sabe ao certo, mas uma jogada resolvida da sexta para o domingo. O próprio prefeito de Goianinha só teria tomado conhecimento no sábado. Na convenção do PSD, Dison Lisboa deixou claro em seu discurso que Robinson vai ser o governador do RN. Dison deixou claro também que sua atitude era de dizer NÃO ao acordão de Henrique do qual o prefeito Júnior Rocha faz parte. Lá, Dison confirmou Fábio Faria para federal, Fátima Bezerra (PT) para o senado e Robinson, Governo.

#E_agora?

Acontece que desde domingo, Júnior Rocha matuta buscando uma solução para o caso. Vai ou não rachar os votos de Henrique? A questão não está no apoio à candidatura de Dison para deputado, está no destino do grupo para o federal, senado e governo. Principalmente para o governo. No entanto, ninguém é maluco de acreditar que eles são capazes de sair com a mesma quantidade de votos para os dois candidatos. Um vai sair perdendo. Isso é fato. E o que sair perdendo se complica com o chefe do partido.

Nas redes sociais, a sucessora dos Rocha's já divulga fotos que o prefeito segue mesmo com Henrique. Compartilha que Júnior Rocha segue firme e forte com Dison para estadual, Walter para federal, Wilma para senado e Henrique. E tem gente engolindo a corda. Do outro lado, Dison segue calado. Ele já assumiu publicamente que vai apoiar Robinson para o governo. É candidato no lado de Robinson. Robinson quer a maioria dos votos em Goianinha e Henrique, também. Se Henrique ganhar não vai deixar passar em branco esse golpe e Robinson, também. No meio deles, Júnior Rocha ainda segue com dois anos de mandato.

Ai, ai, ai...

Quem foi a sessão de ontem na Câmara Municipal de Goianinha, além de esperar o discurso de parabenização do vereador Nenel Paiva (PMDB) ao candidato à deputado, esperava também a fala do próprio candidato Rudson sobre o assunto. Mas a fala não saiu. Nem de um e nem do outro. Nenhuma palavra sobre a candidatura ou situação política.

Nas ruas, os mais chegados à Dison dizem que os votos do prefeito Júnior são na verdade do líder Dison. Dison o elegeu prefeito. Dison comanda. E Dison agora está com Robinson. Júnior tem que o apoiar. Na internet, a assessoria de Dison já divulgou em blogs, de grande repercussão no Estado, que ele tem o apoio do prefeito e que a expectativa é de crescimento de Robinson e Fátima na região agreste com a virada de Goianinha. 

Para completar, nos bastidores, sabe-se que o telefone celular do prefeito Júnior Rocha apita de minuto à minuto com um print novo dos comentários, curtidas e manifestações de quem apoiou Rudson no Facebook. Tem gente que não perde nenhum lance. Quem entende do assunto segue caladinho até saber o quê de fato vai acontecer...   

Um comentário: