Sobre a Festa da Padroeira de Goianinha e uma nova experiência

sábado, abril 02, 2016 pHablo Galvão 0 Comments

Como é de conhecimento de todos a festa social da Padroeira de Goianinha, aquela com uma super estrutura e com grandes atrações, não está acontecendo devido a uma recomendação do Ministério Público do RN. Por outro lado, a Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres segue com uma programação toda especial com a "Quermesse da Padroeira". Para quem não sabe Quermesse são aquelas festas realizadas por igrejas em diversas épocas do ano, de acordo com cada paróquia. Tipo uma feirinha.

E a "Quermesse de Nossa Senhora dos Prazeres" tem dado um brilho todo especial as festividades da santa com vendas de comidas típicas a menos de 5 reais, artigos religiosos e apresentações culturais de grupos e artistas locais. É uma oportunidade de voltar no tempo e apreciar a beleza da simplicidade interiorana que a tradição deixou um pouco de lado com o grandioso evento que se tornou. É uma excelente ocasião que pode ser usada para rever amigos e apreciar boas conversas. Tudo isso sem falar na chance de ouvir, pra quem é jovem e não acostumado, palavras do bem e de fé que são reconfortantes durante as missas.

Vale mesmo muito a pena, sabendo aproveitar. Não é só uma questão de: não tem tu, vai tu mesmo. É uma experiência única, pois a grande festa tem tudo para voltar no próximo ano e a calmaria desse ano atípico ficará apenas na nossa memória. Não sou contra a grande festa, pelo contrário, apenas estou expondo uma possibilidade criada pelo momento de curtir e apreciar um outro lado que tinha ficado no passado. O grande palco com um som potente comandado por grandes artistas é uma experiência que a cidade sente falta, mas o som comedido que possibilita uma conversa e uma resenha mais leve, que deixa a cidade com a cara de uma pequena comunidade também tem o seu valor.

Então, fica a dica: a Quermesse começa sempre após as novenas, por volta das 22h, na estrutura montada próximo à Igreja Matriz. Na última quinta-feira foi realizado o tradicional "Show de Calouros" e a apresentação do artista Goianinhense Viana Show. Ontem, sexta, a apresentação cultural ficou na responsabilidade da banda da nossa cantora Rose Hill que não cansou de falar do seu amor pela nossa terrinha. Os momentos culturais acontecem até o próximo domingo (3). Neste sábado (02) vai ter a apresentação da Banda Luz dos Olhos, Swinguetto e da dupla Breno e Bruno. Não é por um ano que a tradição vai acabar.

Vamos prestigiar!

0 comentários: