Rosalba Ciarlini participa de soltura de filhotes de tartatura-de-pente na Praia da Pipa

segunda-feira, abril 04, 2011 pHablo Galvão 2 Comments

A governadora Rosalba Ciarlini acompanhou a soltura de filhotes de tartaruga-de-pente no final da tarde deste domingo (03) na Praia das Minas, Praia da Pipa. Acompanhada pelo vice-governador e secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robinson Farias, além de amigos e familiares, Rosalba ouviu as explicações do coordenador regional Pernambuco/Rio Grande do Norte do Projeto Tamar/ICMBios, Armando Santos, para, em seguida, soltar os filhotes.
"É emocionante, é lindo. Nós estamos vendo um trabalho de preservação em nosso litoral, que já tem tantas belezas, e encontramos mais essa. Temos que preservar", disse a governadora, lembrando que esse legado deve ser deixado para as próximas gerações.
A ação desta tarde tem um significado especial, pois simboliza a soltura da tartaruga-de-pente de número 30 mil, em comemoração ao recorde de desovas da espécie no Rio Grande do Norte na temporada 2010/2011. As tartaruguinhas que foram soltas na natureza, cerca de noventa, nasceram na noite deste sábado (02). "Esse trabalho que o Projeto Tamar faz merece aplauso. Temos várias áreas de desova no litoral do RN e é preciso ser mantido", ressaltou Rosalba.
O Projeto Tamar/ICMBios descobriu no RN uma grande quantidade de exemplares da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida como tartaruga-de-pente ou verdadeira, a mais ameaçada de extinção no mundo. Cerca de 95% dos ninhos encontrados no litoral potiguar - Pipa e Barreira do Inferno - são tartarugas-de-pente. Além dessa, outras quatro espécies desovam no estado. A expectativa é que até o final de 2011 aconteçam cerca de 800 desovas no RN, o que equivale a, aproximadamente, 65 mil filhotes, um recorde para o Projeto.
Outras autoridades também participaram da soltura dos filhotes na Praia das Minas:prefeito de Tibau do Sul, Edmilson Inácio da Silva; prefeito de Goianinha, Junior Rocha; diretor do Idema, Marcelo Toscano; o Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino; o Procurador-Geral Adjunto do Estado; José Marcelo Ferreira da Costa; e a Procuradora do Estado, atuando na área ambiental, Marjorie Madruga.

*Fonte: Assessoria do Governo do Rio Grande do Norte. 

2 comentários:

  1. Falando em coisas ruins do governo, existe Conselho Municipal de Defesa e Proteção do Meio Ambiente (CONDEPA) em Tibau? Quais os represetantes do povo por la?

    ResponderExcluir
  2. E aí Prefeito, os convênios estão prontos? Pra saúde, educação meio ambiente etc? Ou será aqueles projetos em que só o estado investe e a prefeitura recebe?
    Tomara que venham muitos desses projetos, mas aí não vem a prefeitura dizer que participou. Então o momento é agora. Propor convênios (dá muito trabalho escrever convênio e necessita de pessoas capacitadas). Existem vários e vários e vários convênios de parceria entre estado e município. Federal tb mas nãoo é o caso agora. Entregue as propostas de convênios pelo amor de Deus. Porque confiar apenas em ações do estado de uma governadora do Dem não é muito confiável. Só pra lembrar o Dem, antigo PFL era o ARENA, partido da ditadura em que a maioria dos atuantes da época continuam ativos até hoje por meio da "democracia dos votos". Sem falar que um dos primeiros atos da governadora foi acabar com os pontos de cultura do RN. Ela acabou com todos, repito: TODOS. Isso mesmo, acabou com todos os pontos de cultura do RN. Isso que é governadora!!! Pra que cultura? E só pra lembrar tb, tibau tinha um ponto de cultura e advinha o que aconteceu? Acabou.
    Por enquanto estamos no débito, pois a Rosalba tirou recursos ao invés de investir.
    Então é nisso que temos que confiar. No atual prefeito, que quando foi vereador por 12 anos sequer escreveu um projeto de lei. E numa governadora que tem tradição latifundiária, concentradora e filhote da ditadura. Além de ter tirado recurso de Tibau.
    Infelizmente isso tudo nunca ninguém lembra, não sabemos nossa propria história. Por isso estamos na situação que estamos.
    Mas vamos abrir o olho pro favor. Um bom governo não depende do governador, mas de seu povo. Infelizmente nosso povo foi ensinado a ser besta, sem escola e adorar o assistencialismo como forma de observar os bom políticos.

    ResponderExcluir