Projeto visa tornar o Rio Grande do Norte líder na oferta de ostra do mangue no NE

quarta-feira, dezembro 17, 2014 pHablo Galvão 0 Comments

Destaque da Revista Globo Rural:

O estado do Rio Grande do Norte espera se tornar em até dois anos o principal fornecedor de sementes da espécie conhecida como ostra do mangue da região nordeste. A intenção é elevar a produção e abastecer, principalmente, os estados de Alagoas, Paraíba e Sergipe, além do próprio mercado local.
De acordo com a Agência Sebrae, foram identificados pelo menos 13 locais do litoral potiguar com potencial para a cultura. Um projeto desenvolvido pela instituição, chamado de AquiNordeste, visa desenvolver a atividade nessas regiões. O principal desafio é garantir a matéria-prima, já que a escassez é o principal entrave.
Ainda conforme o Sebrae, a produção será de responsabilidade de um laboratório parceiro do projeto, localizado em Tibau do Sul, a 72 quilômetros de Natal, capital do estado. A meta é gerar pelo menos 40 milhões no ano que vem, chegando a 180 milhões em 2016.
“Como não é fácil coletar sementes na natureza, estamos em parceria com esse laboratório para fornecer essas sementes para engorda, gerando assim um ciclo. Quando se tem material para fornecer aos produtores, tem-se produto para abastecer o mercado”, reforça a gestora do AquiNordeste do Sebrae, Newman Costa.
Outra linha de atuação do programa é o resgate dos estoques. Equipamentos foram implantados para colher sementes de espécies nativas, acompanhar o desenvolvimento até o que os moluscos atinjam entre 8 e 10 milímetros e depois implantá-los em viveiros. A ideia é recuperar os bancos naturais de ostras do estado.

0 comentários: