Tibau do Sul: O Prefeito e seus aliados
Como se deve medir o grau de um político que descarta alguns de seus aliados?Bom, pra essa pergunta há duas possibilidades de respostas. A primeira, é que o cara deve mesmo ser muito forte sozinho. E a segunda, num têm nenhum cabimento. Justifico, onde já se viu fazer política sozinho? Sem ter um grupo de apoio? Uma base aliada? O certo não seria somar, crescer sempre? Quanto mais aliado, mais forte você fica. Bem... mas não é isso que mostra as atitudes do atual prefeito de Tibau do Sul em quase dois anos de mandato.
Só para esclarecer a importância dos aliados, este blog relembra, aos esquecidos, o resultado das eleições disputadas pelo prefeito. Em 2004, Valmir Costa teve 2.870 votos contra 2.777 votos do Nilsinho. Foram exatamente 93 votos de diferença que deu a vitória, na época ao então prefeito Valmir. É caro leitor, com esse resultado que Nilsinho perdeu a disputa de 2004. Já em 2008 o quadro foi outro, Nilsinho teve 3.675 votos contra 3.515 de Modesto, na época apoiado por Valmir Costa. E, com essa votação de 160 votos na frente do adversário, foi que Nilsinho se tornou o atual prefeito da cidade de Tibau do Sul. Pois é, veja como é na pratica da disputa eleitoral a importância de se construir uma base aliada cada vez mais forte. É isso, com poucos votos se perdem e se ganham eleições. Atentem para o exemplo de Espírito Santo-RN.
Mas, o que parece é que o prefeito não está pensando muito nessa questão. Desde que assumiu, ele vem perdendo alguns pessoas da sua base aliada. E para acorda o prefeito, nada melhor que uma boa campanha eleitoral. É por isso que as eleições de 2010, na cidade, estava sendo aguardada. Ela vinha para medir a aprovação do eleitorado do prefeito. Eis que um foto novo acontece. Por ser da base de Robinson Faria, Modesto surge com apoio à Rosalba. Prejudicando assim a medição da aprovação do prefeito. E ai surge uma nova pergunta: Quem deu a maior votação para Rosalba? É essa questão é um tanto complexa de se dá uma resposta.
Contudo, este blog mostra uma outra opção de resposta. A votação dos deputados estaduais. Em primeiro lugar: Tomba, apoiado pela família Costa, teve 1.455 votos. Seguido por Walter Alves, apoiado pelo prefeito, que teve 1.323 votos. E em terceiro: Gesane Marinho, que foi apoiada por Modesto. Votação apertada. Imagina se existir realmente três candidatos disputando a próxima eleição. É melhor, todos, ficarem bem atentos. Ganhar aliados é o melhor caminho. Porquê quem perde aliado, tem tendência a perder eleição. Salvam-se apenas os fortes.
Concordo com você Phablo...uma boa política é feita de maneira inteligente e com diálogo...
ResponderExcluirEm Tibau do Sul muita coisa precisa mudar...
quer dizer que, carlos gomes reconhece que o prefeito falhou em escantear seus aliados? falando em escantear, o que o senhor carlos achou do mais novo escanteio que ele levou do prefeito nilsinho? e isso mesmo... a secretaria de turismo ou melho a ex cristina grham, pediu exoneração do cargo,deixando a vaga para seu amiguinho e ex-socio(loja gatos de rua) nuno( acho que o nome do cara e esse, ou luno), o qual dizem que e um pessimo administrador, inclusive ja faliu todas as empresas por onde passou, mais isso na prefeitura nao tem problema pois a mesma ja esta falida!resumindo: o prefeito mais uma vez colocou alguem altamente desconhecido,alguem que o criticava e mangava do mesmo quando candidato, e escanteou pessoas que o ajudaram, mais uma vez!!!.phablo amigo esse prefeito e um burro,desculpe-me mais e a unica palavra que o define bem.e voce carlos gomes acho bem feito, por viver babando aquele boneco e sempre ser descartado dos altos cargos da cupula.enquanto isso... no hospital andre liberou geral, ta mudando tudo,a gastanca la ta grande...mais isso pode!pois o garoto e protegidinho do bosco.agora o hospital, ou melhor a saude vai andar...bosco deixa, dessa vez ele deixa.
ResponderExcluirCaro colega; Pra estas pessoas, saúde educação...isso tudo não vale nada! Vale sim, os interesses pessoais. Para tanto,passaram-se dois anos de sec de saúde(Junior Barros),na situação mais precária possivel! E tudo isso, por pura perseguição politica. Hoje,está mais de que provado, que a saúde não decolava,porque o próprio prefeito não queria. Melhor dizendo,porque eles não deixavam, que era justamente para suufocar o próprio secretário. Quanto as pessoas,(os mais pobres deste municipio)que dependem de poder público; estes que se danassem! Hoje, dizem que a saúde já esta a todo vapor! Estranho que em tão pouco tempo, as coisas tenham melhorado tanto! esse tal André é o que? O salvador da pátria? Aliás, só tem pessoas competente na familia deste tal Bôsco? Pois, sei que metade da familia já está trabalhando aquí. Aí te pergunto, esse povo todinho estava desempregado,era??? KKKKKKKKK.
ResponderExcluirEu particularmente, acho que a saúde estaria bem melhor se o sec. fosse Rochael!
Boa noite!!!!! o problema é que existe pessoas com vc que não entendem nada por isso precisa de pessoas de outros locais e a familia de Bosco é toda Rica e está apenas querendo contribuir!!! é uma pena que vc não tem condições de fazer o mesmo...
ResponderExcluirContribuir? kkkkkkkk
ResponderExcluirO interesse é grande do tal Bosco e dizer que a saúde esta alavancando, só pode ser piada. Os médicos do PSF estavam para entrar em greve se o prefeito não pagasse o sálario que já estava atrasado.
Decadencia total, isso é o que pode ser concluido!!!