"Deixe seu celular longe de sua cabeça!", alerta epidemiologista

segunda-feira, novembro 08, 2010 pHablo Galvão 0 Comments

O alerta acima é dada pela epidemiologista Devra Davis, que lidera uma equipe para fazer as pessoas deixarem o celular longe de suas cabeças. A grade preocupação da epidemiologista é com a radiação emitida pelos aparelhos no organismo dos usuários. Ela afirma que essa radiação lesa a saúde das pessoas.
O grande risco alertado por ela, da conta de que se você segurá-lo perto da cabeça ou do corpo, há muitos riscos de danos. Segundo ela, todos os celulares têm alertas sobre isso, e as fabricantes sabem que não é seguro.
Em entrevista ao jornal FOLHA DE S.PAULO, Devra Davis afirma que o risco do câncer é muito real, e as provas disso vão se avolumar se as pessoas não mudarem a maneira como usam os telefones. Ela contou ainda que trabalhou nas pesquisas sobre fumo passivo e amianto, e que ficou horrorizada ao perceber que só tomamos atitude depois de provas incontestáveis de que danificam a saúde. Ela reconhece que não tem provas conclusivas nesse momento. Devra Davis contou ao jornal que espera que as pessoas entendam que há ameaça grave à saúde e que podemos fazer algo a respeito.
A epidemiologista fala que a maior evidencia disso, é que a radiação enfraquece o esperma. "Sabemos por pesquisas com humanos. As amostras de esperma foram divididas ao meio. Uma matade foi mantida sozinha, morrendo naturalmente. A outro foi exposta a radiação de celulares e morreu três vezes mais rápido. Homens que usam celulares por quatro horas ao dia têm a metade da contagem de esperma em relação aos demais."
Nas crianças, por terem o crânio fino, e pelo fato de seus cérebros estarem em desenvolvimento, a radiação do celular penetra duas vezes mais.

A epidemiologista Devra Davis, que é Doutora em estudos científicos pela Universidade de Chicago e mestre em saúde pública pela Johns Hopkins, faz recomendações para evitar danos causados pelo celular:

  • Use o fone de ouvido ou o viva voz. Não deixe o telefone ligado perto do corpo. Se tiver que deixa-lo no bolso, vire o lado do teclado para o seu corpo, por que as antenas ficam para trás;
  • Não fale quando o sinal estiver fraco, como em elevadores. Cuidado com gadgets que prometem proteger contra radiação. Eles pioram a conexão e forçam o celular a transmitir com maior potência;
  • Ensine seu filho a enviar SMS e não deixaram o celular próximo a cabeça em quanto dormem. Grávidas devem manter o celular longe da barriga, e homens que vão ser pais não devem deixa-lo no bolso. 



Com informações do portal: folha.com

0 comentários: